sexta-feira, 23 de março de 2012

Religiosos Irmãos se reúnem em Manaus para discutir identidade e liderança na Vida Consagrada

 
Por Rosinha Martins| Religiosos Irmãos: identidade e liderança. Este é o tema do II encontro de Irmãos que acontece em Manaus desde o último dia 22. O evento é uma organização da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas e conta com a presença de 58 participantes.

De acordo com informações da Confederação, partir do lema “quem quiser ser o primeiro que seja ó último de todos e servidor de todos”(Mc 9,35), o encontro visa aprofundar a reflexão sobre a identidade e a missão específica dos Religiosos Irmãos na Igreja e na sociedade latino-americana e caribenha.
“O encontro de Irmãos reúne religiosos de vários países da América Latina e Caribe entre eles Haiti, Bolívia, Peru, Colômbia, Guatemala, Brasil, Argentina e Porto Rico”. Estamos refletindo sobre a identidade e liderança no mundo religioso masculino. A proposta é também de alimentar, compartilhar e aprofundar a dimensão místico-profética da Vida Religiosa através da Palavra”. Mais que poder e privilégio, queremos ser testemunhas, disse Irmão Paulo Petry, presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas(CLAR).
O que justifica um encontro como esse, segundo a CLAR, é o específico da vocação do irmão e sua identidade fraterna e o seguimento de Jesus Cristo desprovido de todo poder e privilégio. A vocação dos Religiosos Irmãos na Igreja e na sociedade latino-americana e caribenha, com frequência tem sido sinal de contradição em contextos marcados por um clericalismo vigente, também em nossos dias.
Para a Confederação,  a presença de irmãos religiosos em vários estágios de evangelização, saúde, educação e as mais variadas formas de engajamento na defesa da vida, merece uma apreciação renovada da profecia e da mística que envolve a Vida Religiosa e a Igreja.
 Foi no Seminário de Lima que os Religiosos sentiram a necessidade de refletir sobre a sua identidade masculna na busca de humanização do ser, tanto pessoal como na vida comunitária de Irmãos e na relação com as mulheres na Vida Consagrada, na Igreja e na sociedade. Na verdade, pensar ser religioso irmão de maneira predominatemente masculina, pode fazer esquecer a riqueza e os desafios que esta condição nos proporciona nos dias de hoje.
 Realizar um evento como este na Amazônia, significa para a Confederação e para os Consagrados, entrar e estar em sintonia com outros grupos, tanto na Vida Religiosa, como nas igrejas e nas sociedades urbanas e indígenas que constroem relações que promovem a vida em todas as suas formas, porque as comunidades de Irmãos, são chamadas a tornar-se laboratórios para o exercício dessa forma de poder-serviço.
Esteve presente na  abertura do encontro em nome da CRB Nacional, Irmão Jardelino Menegat, membro da Diretoria e participa também, Frei Rubens Nunes, assessor para as Juventudes.
Fontes: 1. Irmãos reunidos em Manaus/2.  Fonte: CLAR(tradução de Rosinha Martins/ 3. Imagens: arquivo do encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário